Com estresse, sem qualidade de vida

Four joyful childhood friends gathered together in outdoor cafe and taking picture of themselves

 “Às vezes, a coisa mais produtiva que você  pode fazer é  relaxar.” (Mark Black)

Quando falamos em se ter qualidade de vida, devemos levar em consideração diversos fatores, como saúde física e mental, relações sociais e familiares, realização pessoal e profissional, crescimento espiritual, lazer, entre outros. O estresse, tão comum no dia a dia do brasileiro, é um agente que pode afetar de forma negativa a sua qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR) revelou que 72% dos brasileiros sofrem de estresse e o ambiente profissional é uma das principais fontes desse problema.

No corre-corre do dia a dia, é natural perder, de vez em quando, um pouco do equilíbrio e do bom humor e ter alguns episódios de estresse. O problema é quando ele se torna crônico ou excessivo e passa a afetar diretamente diferentes setores da vida, como:

Contudo, há algumas práticas que podem ajudar a reduzir essa carga de estresse e promover a qualidade de vida, como:

Reconhecer os sinais de estresse excessivo é essencial para se tomar medidas a fim de gerenciá-lo, inclusive buscar ajuda profissional, se necessário. Afinal, estresse e qualidade de vida não combinam!

Zenar Eckert é Consultor Financeiro e Executivo da Plena Projetos de Vida

Related posts

Seu dinheiro: como driblar a crise

by adminplena
4 anos ago

Plano de Voo

by adminplena
2 meses ago

O dinheiro e o significado da vida

by adminplena
4 anos ago