O desafio da empresa familiar
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. (Gandhi)
A família é a base de tudo. É na família que vivenciamos as melhores experiências da vida e é lá também que podemos fazer negócios. Hoje, mais de 80% das empresas no mundo são familiares. Ela é considerada a instituição mais antiga da humanidade. Antes do Império Romano já havia empresas familiares. Portanto, muito antes da Revolução Industrial e da criação das companhias multinacionais. No Brasil, estima-se que elas representem 90% de todos os estabelecimentos em atividade e contribuem com a produção de 62% de todo o PIB brasileiro.
Uma empresa familiar é aquela sociedade que tem como seus sócios pais, irmãos, filhos ou outros parentes. O grande problema é que as relações profissionais podem terminar em brigas que afetam até as relações pessoais. Nenhum negócio vale a pena se isso significar fim de laços familiares. É um prejuízo que muitas vezes não tem mais como recuperar. A família tem muitos poderes para o bem ou para o mal. Ela pode fazer o negócio prosperar e, dependendo da atitude dos envolvidos, pode acabar com o negócio.
Um dos primeiros aprendizados do gestor familiar é saber lidar com os atritos. Cabe ao gestor não deixar que o atrito passe a ser conflito. O sinal de que isso possa estar acontecendo é quando surgem gestos e palavras agressivas que levam à desunião e à desarmonia. Essa é a pior coisa que pode acontecer em uma organização, seja familiar ou não.
Resolver os conflitos entre os parentes e investir na melhoria da comunicação é um dos desafios da empresa familiar. Porque uma família feliz é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passarem pela sua vida.
Quais são as principais metas e os desafios mais relevantes dos proprietários de empresas familiares? Segundo Kelin Gersick, consultor e professor de psicologia organizacional da Escola de Psicologia Profissional da California, em Los Angeles, e autor do livro “De Geração para Geração”:
— Os proprietários querem, basicamente, que suas empresas sejam lucrativas, proporcionando um bom padrão de vida para suas famílias e aumento do valor do patrimônio empresarial. Eles querem que todos os membros de suas famílias tenham conforto, amor e proteção, especialmente seus filhos. Eles também se preocupam com a possibilidade de que conflitos familiares, indiferença ou falta de profissionalismo possam prejudicar a capacidade de prosperidade da empresa, destruindo o suporte financeiro para a familia e corroendo o legado e a instituição que se esforçaram tanto para construir.
O principal problema que se constata nas empresas familiares é que são fundadas pelos avós, desfrutadas pelos filhos e vendidas pelos netos. Como diz o ditado universal: “Pai rico, filho nobre, neto pobre”.
Portanto, o maior desafio é dar a continuidade e fazer a sucessão. No Brasil, apenas 25% dos negócios familiares passam para a segunda geração, 10% para a terceira e 4% para a quarta.
Para enfrentar esses desafios, existe, hoje, a Consultoria em Famílias Empresárias que tem por objetivo ajudar no planejamento estratégico e trabalhar no desenvolvimento das famílias e empresas. A Consultoria irá acompanhar os processos de organização e transições desses empreendimentos. Também irá ajudar na estruturação de governança, tanto corporativa, quanto governança familiar.
Um dos trabalhos iniciais da consultoria é realizar o Genograma Familiar que é uma representação gráfica que mostra o desenho ou mapa familiar. Assim, o consultor terá uma macro-visão de como estão os relacionamentos entre os diversos membros de uma família. A partir daí, inicia-se o trabalho para a harmonização do relacionamento familiar, ajudando a resolver eventuais conflitos e rompimentos, através da mediação. Na sequência, serão realizados vários encontros e reuniões, estabelecendo uma metodologia adequada para cada família em particular.
O objetivo final da Consultoria em Famílias Empresárias é buscar um futuro promissor com a continuidade da empresa e fazer a sucessão com a transmissão de um legado e um sonho que vai além do negócio, preservando a principal riqueza familiar: o capital humano, intelectual, financeiro e social.
Zenar Eckert é Consultor Financeiro e Executivo da Plena Projetos de Vida