“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve” (Lewis Caroll, do Livro Alice no País das Maravilhas).

Ter um plano é fundamental e necessário para conquistar seus objetivos e chegar onde quer. O plano é aquilo que começa na sua, na minha cabeça. Esses sonhos e desejos que, para se tornarem realidade, precisam ser colocados em prática. Eu costumo dizer que tudo aquilo que ficou pronto na vida, um dia, começou em nossa mente.

Meu último plano realizado foi no mês de julho deste ano, quando viajei, com minha esposa, para Montreal, no Canadá. Cidade cosmopolita com mais de 4 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Uma cidade desenvolvida com um ótimo sistema de transporte público que leva as pessoas para onde elas querem chegar com muita tranquilidade. Possui quatro linhas de metrô que atendem praticamente todos os bairros da cidade. Oferece boas oportunidades para quem tem um plano para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

O meu plano e objetivo principal, desta viagem, era o de conhecer pessoalmente minha neta EMMA, que completou 4 meses de idade no mês de julho. Este primeiro encontro foi muito emocionante. Uma sensação de alegria e de realização pessoal inexplicáveis. Foi como se fosse a conclusão de um projeto de vida.

Durante a viagem de ida ao Canadá eu fiquei pensando ”todas as pessoas deveriam ter um plano para suas vidas assim como o piloto do avião. Onde será que chegaríamos se o piloto não tivesse um plano de voo? Provavelmente não chegaríamos em Montreal, nosso destino programado, mas em qualquer outro lugar.”

Na nossa vida não é diferente, todos precisamos de um Projeto de Vida. Claro, eu entendo que isso não é uma tarefa fácil. Entretanto, independentemente da idade é fundamental planejar o que queremos para nossa vida. Você já possui um projeto de vida? Para responder esta pergunta eu lembrei de uma frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Para exemplificar no plano profissional, pode-se fazer a seguinte pergunta: você quer ser um profissional liberal, um empregado ou um empreendedor? Para responder estas perguntas eu faço o seguinte questionamento: porque algumas pessoas atingem elevados resultados na vida e outras simplesmente não saem do lugar? Segundo o empresário e escritor Danilo Olegário, “a vida é como um jogo de xadrez, onde aquele que planeja e define as melhores estratégias tem maiores chances de triunfar”.

Para contribuir na elaboração do plano de voo ou planejamento de vida de cada um é importante pesquisar sobre o assunto. Existem muitos livros que falam sobre a matéria e apresento alguns a seguir.

Planejamento Estratégico para a Vida traz vários textos e artigos produzidos por profissionais de diferentes áreas. Verdadeiros mestres que ensinam como a disciplina e o foco em soluções podem levá-lo ao equilíbrio e ao sucesso na vida pessoal e profissional. O livro tem a coordenação editorial de Marcos Wunderlich e Mauricio Sita.

Outro livro que também fala sobre o assunto é Planeje-se – Um plano estratégico para a felicidade pessoal, de Claudio Nasajon. Sobre objetivos de vida, diz o autor: “É certo que ninguém pode fazer tudo o que quer. Mas qualquer um pode NÃO fazer NUNCA aquilo que NÃO QUER.”

Existe ainda uma série de outros livros muito importantes que abordam sobre o planejamento financeiro. Assunto fundamental para aprender a lidar com o dinheiro e conquistar nossos objetivos, felicidade pessoal e familiar.

No meu trabalho de consultoria eu tenho uma palestra com o título PROJETO DE VIDA & O DINHEIRO. Nela, eu abordo a relação que as pessoas têm com o dinheiro durante toda sua existência e a importância de aprender o grande significado dele para suas vidas.  O dinheiro, na verdade, funciona como uma energia e, sem dúvida, representa a principal força-motriz da vida humana. As relações com a natureza, a saúde e as doenças, a educação, a arte, a justiça social são cada vez mais influenciadas pelo fator financeiro. Porém, saber administrá-lo é fundamental para se atingir o sucesso com equilíbrio.

Quando eu era jovem este assunto lamentavelmente nunca foi abordado nas escolas, mas agora felizmente o tema Projeto de Vida é uma atividade pedagógica obrigatória no currículo do Ensino Médio, conforme previsto na Lei nº 13.415/2017. O objetivo principal é ajudar os alunos a desenvolverem autoconhecimento e a orientarem os seus estudos de acordo com o seu projeto de vida.

Para finalizar, quero deixar para você, leitor, alguns questionamentos que o doutor e professor da USP, Clóvis de Barros Filho, faz em seus livro Projeto de Vida:

— O que significa existir no mundo para nós humanos?

— O que é preciso para definir propósitos de vida?

—  Como identificar os meios mais adequados para atingi-los?

Desejo-lhe uma boa reflexão!

 

Zenar Eckert é Consultor Financeiro e Executivo da Plena Projetos de Vida