Em meio à crise econômica e política instalada no País, muitos setores estão repassando os efeitos decorrentes para os consumidores. Em contrapartida, os brasileiros se veem obrigados a mudar alguns hábitos para se adaptarem à nova realidade financeira.
Apesar desta nova realidade, o brasileiro em geral se importa muito pouco com o macro, ou seja, pelo que está acontecendo no Brasil como um todo, principalmente quando o assunto é economia. Tendo emprego, diversão e produtos acessíveis ao seu bolso, “tudo bem!” o “resto não interessa”.
Este comportamento é prejudicial ao bolso. Em se tratando de economia, é preciso estar sempre atento ao que está acontecendo no país e no mundo, pois as mudanças ocorridas, com certeza serão sentidas no orçamento doméstico.
É fundamental estar bem informado, mas também não se deve deixar o tom negativo contaminá-lo. Afinal, diversas crises econômicas já assolaram o país. Elas acontecem de maneira periódica. E com a crise atual, não será diferente. Em algum momento, a economia voltará a reagir.
Mas enquanto isso não chega, as pessoas estão preparadas para conviver com adversidades financeiras que podem durar semanas, meses ou anos? O fato é que não se pode subestimar o tamanho do problema sob pena de prejudicar-se a si mesmo e a sua família.
Mesmo em um cenário preocupante, o momento não é de desespero, e sim de cautela e planejamento. Numa situação de crise, a primeira atitude é manter o orçamento equilibrado. Momentos de dificuldade financeira podem contribuir positivamente para mudar hábitos e criar uma ótima oportunidade como, por exemplo, fazer um levantamento das contas pessoais/familiares e passar a ter as finanças sob controle. O nome que se dá a esse comportamento é Planejamento Financeiro.
Com o planejamento é possível aprender os fundamentos que darão a tranquilidade financeira que são:
a) gastar menos e gastar melhor;
b) economizar e acumular uma reserva financeira para o futuro;
c) investir melhor suas economias.
Durante este processo você irá descobrir que renda não é sinônimo de tranquilidade financeira e acumulação de riqueza. O importante é saber administrar, multiplicar e usufruir do dinheiro.
Note que a vida é feita de ciclos, de períodos de abundância e de fases de escassez. Por isso, deve-se estar preparado financeiramente para diversos imprevistos que possam surgir, como doença, divórcio, falecimento, etc.
A história mostra que o planejamento é o melhor remédio para imprevistos e momentos de crise financeira. Um dos primeiros ensinamentos sobre o assunto, que se tem conhecimento, aparece na Bíblia, em Genesis(45, 25-36), e fala da metáfora das sete vacas gordas e das sete vacas magras, lição de economia que revoluciona a ordem social: não consumir toda a colheita, prever as ameaças do futuro e levá-las em conta. O ensinamento de 1.600 A.C. ensina que é preciso poupar, pois imprevistos acontecem na vida e é preciso estar preparado.
Dicas de economia:
1. Crie uma planilha com os gastos da família. Assim é possível identificar pequenas despesas que podem ser eliminadas, fazendo uma grande economia ao longo do ano.
2. Pague as contas em dia. Com isso você evita a cobrança de multas e juros que no acumulado podem virar um montante considerável.
3. Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado e limite o valor máximo que pode gastar. Para ajudar, use a calculadora na hora das compras.
4. Antes de realizar uma compra, pense se você precisa ou se você quer aquele produto. Querer nem sempre é poder.
5. Compare os preços na internet e faça o pagamento à vista, principalmente se conseguir desconto sobre o valor.
6. Evite o desperdício de luz, água e alimentos. Desligue a luz de ambientes vazios, substitua as lâmpadas antigas por modernas (fluorecentes e led) e desligue os aparelhos da tomada; feche a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça; compre frutas e verduras da estação e para serem consumidas, no máximo, em três dias.
Lembre-se: pequenas economias podem ser responsáveis por grandes conquistas!
Zenar Eckert é Consultor Financeiro e Executivo da Plena Projetos de Vida